segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pela redução do imposto sobre bicicletas



A campanha "Bicicleta para todos" está promovendo um abaixo assinado pela aprovação do projeto de lei 166/2009, que propõe redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bicicletas. O objetivo é sensibilizar os senadores para aprovar a proposta.


Coincidentemente é um assunto diretamente relacionado ao post anterior. Recebi por e-mail do amigo Contreras hoje pela manhã, fui conferir e resolvi apoiar.


Segundo a justifica do PL, a iniciativa estimularia a compra e, portanto, o uso de bicicletas, um meio de lazer e locomoção reconhecido legalmente (como visto no post anterior) que é barato e saudável, combate o trânsito dos desordenados urbanos, o estresse (rere), demanda pouco investimento público e fortalece a qualidade de vida.


A proposta é, ainda, uma forma de enfrentar a crise econômica, como feito com a redução do IPI para carros, caminhões e eletrodomésticos. Além da queda no preço final das bicicletas que, de acordo com o projeto de lei, poderia chegar a quase 20%.


"Apenas a cultura de monopólio do automóvel, que lamentavelmente domina na população da maioria das cidades, impede que esse barato e salutar veículo seja usado com mais freqüência", diz o texto do PL, que é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)


Além do abaixo assinado, a campanha sugere a participação de todos por meio de cartas, e-mails e telefonemas para os senadores que compõem a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.


Conheça mais e apóie você também esta campanha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário